|  Depto. de Psicologia na Instituição de Ensino  |

 O profissional da área atua em todos os setores onde se mostre necessária a intervenção psicológica para a plena realização dos objetivos apresentados. Sua atuação tem como abrangência administrar ansiedades, favorecer um clima harmonioso nos grupos de trabalho, colaborar com a construção do conhecimento, identificar obstáculos e particularidades individuais ou grupais no processo de aprendizagem e desenvolvimento psicossocial, assim como implantar recursos preventivos.


O psicólogo escolar promove o bem-estar e o desenvolvimento das relações sociais entre os atores que fazem parte do processo educacional.


O psicólogo, como ensinante, clareia papéis e tarefas no grupo, possibilita a elaboração do conhecimento sobre si mesmo e do outro em clima de autonomia (capacidade para tornar iniciativa e obter progressiva independência) e cooperação (capacidade para adotar estratégias de interação eficazes e solidárias com parcerias em seu ambiente).

Busca, enfim, o respeito e a individualidade de cada ser dentro do ambiente de aprendizagem, considerando o universo dele, onde há o professor, a família, os amigos intermediados pelo conhecimento, objetivo maior da instituição escolar.

Valquíria Basso Munhós é Psicóloga há 24 anos, atuando como Psicoterapeuta. Supervisora Clínica e especialista em terapia de casal e família, é Pós Graduada em Psicopedagogia e atua há 22 anos como Psicóloga escolar, sendo 11 deles no Rosa.