Nossa missão primordial é formar cidadãos que sejam capazes de orientar suas vidas e suas carreiras de forma equilibrada e feliz, atendendo não só às suas necessidades e expectativas na vida adulta, assim como às necessidades e expectativas da sociedade onde estão inseridos.


Hoje, o perfil solicitado pelas empresas para contratação passa por características pessoais que permitem ao colaborador aprender continuamente (Conhecimento - Saber), aplicar esse conhecimento para resolver problemas, para criar e inovar (Habilidade – Saber Fazer), assim como sua capacidade de alcançar metas, agregar valor e obter excelência ao trabalho executado (Atitudes – Querer fazer). Esta noção de competência orienta a estratégia de contratação, de qualificação e determina a remuneração dos trabalhadores. Também é decisiva no perfil empreendedor, motivado pela auto-realização, pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente.


Ensinar a empreender e a aprender são os maiores legados que uma Escola pode oferecer aos seus alunos.


A Escola Prof. Luiz Rosa utiliza a Metodologia de Projetos em todos os níveis de ensino, possibilitando que o foco do processo educativo esteja na aprendizagem.
O desenvolvimento das disciplinas segue proposta modularizada e interdisciplinar. A interatividade e a participação do aluno, através da elaboração, apresentação e análise de projetos, propiciam a construção coletiva do conhecimento e o desenvolvimento de atitudes e comportamentos que nortearão sua vida acadêmica e profissional.

Nossa instituição orienta sua proposta a partir dos quatro pilares da educação, que são conceitos fundamentais baseados no Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors. No relatório, editado sob a forma do livro – Educação: Um Tesouro a Descobrir –, a discussão dos quatro pilares ocupa todo o Capítulo 4, onde se propõe uma educação direcionada para os quatro tipos fundamentais de aprendizagem: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Viver com os outros e Aprender a Ser:


  • | Aprender a Conhecer |

Significa combinar cultura geral com a possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno número de matérias. O que também significa Aprender a Aprender para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida.


  • | Aprender a Fazer |

Permite adquirir, não somente uma qualificação profissional mas, de uma maneira mais ampla, competências que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe, mas também aprender a fazer, no âmbito das diversas experiências sociais ou de trabalhos que se oferecem, quer espontaneamente, fruto do contexto local ou nacional, quer formalmente, graças ao desenvolvimento do ensino alternado com o trabalho.


  • | Aprender a Viver |

Juntos desenvolve a compreensão do outro e a percepção das interdependências – realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos – no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.


  • | Aprender a Ser |

É fundamental para melhor desenvolver a sua personalidade e estar à altura de agir com cada vez maior capacidade de autonomia, de discernimento e de responsabilidade pessoal. Para isso, não se deve negligenciar na educação nenhuma das potencialidades de cada indivíduo: memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas, aptidão para comunicar-se.


 

Clique aqui e baixe nossa Proposta Pedagógica (PDF) ou clique na imagem para visualizar as páginas individualmente

Arquivo disponibilizado no formato PDF (Portable Document Format ou Formato Portátil de Documento) que exigem o Adobe Acrobat Reader DC. Um software gratuito para visualizar, imprimir e comentar documentos PDF com segurança.
Caso você não o tenha instalado, clique aqui para fazer o downloa

 

 

| Metodologias Ativas |

O Rosa tem como proposta pedagógica a utilização de Metodologias Ativas, que colocam os estudantes como principais agentes de seu aprendizado.
Sem dúvida, um dos termos mais usados nos últimos tempos dentro da área educacional mas poucos o fazem com conhecimento dos seus fundamentos, da sua história e, sobretudo, da sua aplicação e dos seus resultados.
clique aqui e saiba mais sobre as metodologias utilizadas pelo Rosa.


| Escolas não são todas iguais |

Conhecer as escolas, suas propostas e a educação que se quer, fugindo do senso comum e do tradicionalismo é o melhor caminho.
Clique aqui para ler o texto do Prof. Fernando Leme do Prado, Doutor em Educação (PUC-SP), Mestre em Educação (UNICAMP), Especialista em Educação Profissional e Tecnológica, Licenciado em Matemática, Física e Pedagogia, Autor dos livros: “Os novos cursos de graduação tecnológica” e “ Metodologia de Projetos”.


| Conheça nossa História |

A Escola Prof. Luiz Rosa foi fundada em 4 de maio de 1917 -Clique aqui e saiba mais sobre o Professor Luiz Felippe da Rosa e a Escola que, a mais de cem anos, atua no setor educacional de Ensino Médio e profissionalizante de nível técnico.


| A importância do Ensino Fundamental II |Resultado de imagem para childrens

Na passagem para o Ensino Fundamental II, a criança deverá DESENVOLVER habilidades de adaptação para que tudo corra bem em seus estudos.
Essas ADAPTAÇÕES não irão acontecer de forma brusca, mas sim dando condições para que a criança consiga VENCER as etapas que se seguem.
-Clique aqui e saiba mais sobre a importância do ensino fundamental II na vida do seu filho.


| A importância do Ensino Médio |

A adolescência é uma fase de transição, com muitas transformações físicas e psicológicas. A CURIOSIDADE em DESCOBRIR a vida, a busca pela liberdade e, ao mesmo tempo, o medo de CRESCER, além dos comportamentos oscilantes, questionamentos e emoções exacerbadas são características típicas desta FASE.
É um período em que JOVENS estão mudando a forma de ver as coisas, assumindo RESPONSABILIDADES pela própria VIDA e aprendendo a fazer ESCOLHAS sobre esta.

-Clique aqui e saiba mais sobre a importância do ensino médio na vida do seu filho.


| A importância do Sistema de Avaliação |Imagem relacionada

Nossa escola compreende a IMPORTÂNCIA do sistema de avaliação ser considerado um processo, por isso considera que o resultado deste não é só para o ALUNO, mas é formativo, pois possibilita uma nova tomada de decisão do professor e a melhoria na QUALIDADE da aprendizagem.
Clique aqui e saiba mais sobre nosso processo avaliativo.