|  Programa de Orientação de Estudo  |

Dificuldades em se organizar geralmente torna a aprendizagem penosa e fatigante comprometendo a motivação e a autoconfiança do estudante. Mais do que paciência e força de vontade, estudar requer disciplina e o domínio de algumas técnicas, muitas vezes simples e práticas.

O POE – Programa de Orientação de Estudos caminha para o seu 4o. ano de atividade e tem como finalidade oferecer ferramentas de transformação da relação do aluno com a aprendizagem, orientando-o para uma maior organização, auto planejamento e aprimoramento de práticas de estudo, visando à mudança de atitude fundamental para a aprendizagem autônoma. 

Neste ano de 2020, já a partir na primeira semana de aula, iniciamos o Programa com os alunos do 6o ano do ensino fundamental e 1os anos do ensino médio + técnico e, sequencialmente, atendendo todas as turmas.

Durante os encontros os professores que concedem o tempo de sua aula participam da ativamente dos trabalhos visto que são profissionais imprescindíveis para o sucesso do programa.


Nosso objetivo é criar estratégias para transformar positivamente a relação do aluno com os estudos


A aprendizagem depende de uma série de condições, entre elas a capacidade de organização, que se baseia no planejamento, na escolha de um método de estudos e no monitoramento do próprio conhecimento adquirido. 

Cabe ao profissional responsável pelo POE abordar e avaliar, junto com o estudante, em que fase as dificuldades ocorrem para que, ao longo do ciclo de estudo, o aluno possa ir se apropriando do processo tornando-se sujeito de sua própria aprendizagem.


“O ato de aprender depende de uma série de fatores, entre eles a organização, que se baseia num planejamento, na escolha de procedimento de estudos e na monitoração da própria aprendizagem. Dificuldade para se organizar geralmente torna o ato de aprender difícil e cansativa. ”

Junqueira, Fernanda. O que é Orientação de Estudos? Disponível em: http://denisemineiro.com/orientacao-de-estudos.
Acesso em: fevereiro de 2017.


Pretendemos:

Como?

Após esses encontros iniciais, são realizados atendimentos em pequenos grupos de alunos com a equipe de orientação educacional a fim de ajudá-los na organização e cumprimento de cronogramas.


 


A elaboração e implantação do POE – Programa de Orientação de Estudos da Escola Prof. Luiz Rosa, aprovado no 19º…

Publicado por Escola Professor Luiz Rosa em Sexta-feira, 2 de outubro de 2020