| CONSELHO DE CLASSE – MUITO MAIS QUE UMA SIMPLES REUNIÃO AVALIATIVA |

No Rosa, a reunião de Conselho de Classe é muito mais que uma simples reunião avaliativa. Representa o espaço e tempo propícios para reunir professores e coordenação com o objetivo de refletir sobre a aprendizagem de cada aluno e as características de cada turma, debater o desempenho dos docentes e os resultados das estratégias de aprendizagem empregadas, a adequação da organização curricular e outros aspectos referentes a toda rotina letiva, mediante diversos pontos de vista.


Para cumprir seus objetivos, uma Reunião de Conselho eficiente exige dos professores um olhar minucioso sobre cada estudante para que possam recordar, descrever, argumentar e definir, a partir de tudo aquilo que foi percebido, tudo aquilo que foi absorvido como informação sobre a aprendizagem, sobre o crescimento e a história de vida de cada um, assim como o tipo de progressão mais adequada para cada um deles.


Para o Rosa, o encontro também representa parte de um processo permanente de aprimoramento das habilidades e competências necessárias à atividade docente que assegure a promoção de aprendizagens significativas

Segundo o Diretor da Instituição, o Professor Frederico Piamonteze Junior, o encontro foi muito produtivo, permitindo uma visão clara do desempenho e necessidades de cada turma, assim como o empenho dos profissionais em promover uma aprendizagem significativa englobando todos os estudantes. Para o Professor Frederico, o encontro foi especialmente interessante e produtivo, tanto para a Instituição quanto para o corpo docente porque, a cada ano, os estudantes tem perfis diferentes exigindo uma adaptação das estratégias utilizadas. Segundo ele, é isso que mantém o Rosa sempre jovem e atual, mesmo aos 102 anos.

Como em todos os anos, o encontro aconteceu em um espaço específico e durou todo o sábado, 04 de maio, dia do aniversário de fundação da Escola (1917). Os professores foram recebidos com um café da manhã logo as 8h e, em seguida, já se iniciaram as reuniões de conselho divididos por turmas e com tempo de discussão controlados.

Após o almoço o foco  também incluiu as estratégias de aprendizagem empregadas e a adequação da organização curricular utilizada neste semestre.

Para a coordenadora do Ensino Médio+Técnico, Margarete Susan Poli Mazzetti, o evento atingiu todos os objetivos propostos, inclusive o de unir o grupo e comemorar os 102 anos da Instituição.