| Orientações Gerais |
Ensino Fundamental 2

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As informações aqui contidas orientam sobre o funcionamento da Escola e são fundamentadas na Proposta Pedagógica, no Regimento Escolar e no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. Sua leitura é muito importante, pois responde à maioria das dúvidas frequentemente apresentadas.


– HORÁRIO DE AULA

* Horários da Manhã: Entrada 07h25 | Saída 11h55 – Os Intervalo da manhã acontecem das 09h05 às 09h25.
* Horários da Tarde: Entrada 13h00 | Saída 17h30 – Os Intervalo da tarde acontecem das 15h30 às 15h50.

Os responsáveis devem acompanhar as crianças até a entrada na escola.

IMPORTANTE: Os estudantes deverão estar dentro das salas no horário previsto para o início de cada aula. Caso o aluno se atrase, chegando após o início das aulas, ficará com falta naquela aula, mas terá a permissão para entrar na sala.


– CHEGADAS/SAÍDAS DA ESCOLA

No término das aulas, os alunos só sairão da escola com pais, responsáveis ou pessoas autorizadas a levarem as crianças. Não será permitida a saída antecipada dos alunos da escola. Caso haja essa necessidade, o responsável deve enviar uma autorização, ligar na escola liberando a saída antecipada, ou vir até a escola buscar o estudante.

Quando a criança não for embora com as pessoas de costume, os responsáveis deverão comunicar a secretaria. Pedimos que respeitem os horários de entrada e saída.


– DISCIPLINAS

No Fundamental, são ministradas semanalmente:


– CARTÃO DE ACESSO

Para entrar e sair da escola os alunos devem, obrigatoriamente, usar o cartão de acesso (carteirinha escolar), caso o aluno venha sem o cartão ele deverá assinar uma ocorrência, porém poderá entrar na escola digitando seu RA. No caso de perda do cartão de acesso, o aluno deve solicitar a 2ª via no atendimento, com o custo de R$20,00.


– UNIFORME

O uso do uniforme (camiseta e blusa de frio da Escola) é obrigatório. A calça e a bermuda da escola poderão ser substituídas por jeans, moletom ou “leg” que sejam da cor azul; estampas exageradas e comprimentos curtos não serão permitidos. Pedimos que os uniformes, principalmente, agasalhos, sejam identificados com o nome do aluno para que em caso de perda fique mais fácil a identificação. Para as aulas de Educação Física os alunos podem trazer calças de ginástica e trocar antes da aula; uso obrigatório de tênis.

Caso o estudantes venha sem uniforme assinará uma ocorrência.


– INTERVALO / ALIMENTAÇÃO

O intervalo ocorre no período da manhã das 9h05 às 9h25 e no período da tarde das 15h30 às 15h50 – o aluno tem a liberdade de trazer o lanche ou adquiri-lo na cantina escolar. O serviço da cantina escolar é terceirizado.


– PROIBIDO LEVAR À ESCOLA

É proibido levar qualquer material cortante e/ou objetos que incorrem em riscos aos outros. Em relação ao celular e outros aparelhos eletrônicos, o uso é expressamente proibido no período de aula (sala de aula). Caso haja urgência dos responsáveis se comunicarem com os filhos durante o período de aula, solicitamos que o contato seja feito via protocolo pelo telefone: (11) 4806.0051.

A Escola não se responsabiliza pela perda ou dano dos materiais. Cada um deve se responsabilizar pelo que traz e pelo uso adequado deste.


– PATRIMÔNIO

Solicitamos aos estudantes zelas pela conservação do patrimônio da instituição, cooperar na manutenção da higiene nos espaços escolares e comporta-se de forma respeitosa, sem perturbar o processo educativo como, por exemplo, fazendo ruídos excessivos.


– COMO NOS COMUNICAMOS COM AS FAMÍLIAS

Nesta fase da vida escolar, a comunicação entre família e escola é fundamental. A comunicação se dá via agenda e e-mails. Todos os comunicados são enviados por estes dois meios. Questões individuais são comunicadas via agenda ou telefone, dependendo do caso. A utilização da agenda, por parte dos estudantes, professores, coordenação e familiares, deverá acontecer de maneira eficaz, para que possa atingir o objetivo de uso da mesma: registros diários de tarefas de casa, trabalhos solicitados pelos professores, comunicação e informativos escola/família e vice-versa, entre outros. Estudantes, pais e/ou responsáveis devem acompanhar o rendimento pela rede acadêmica de nosso site (Para saber mais leia o item “Rendimentos” mais abaixo).  Os responsáveis têm reuniões marcadas no decorrer do ano escolar. Além disso, tanto a família como a escola podem solicitar encontros individuais com a coordenação, quando considerar necessário. 


– MATERIAL ESCOLAR E DIDÁTICO

Os alunos deverão organizar e trazer diariamente o material, de acordo com as aulas do dia e com o que for solicitado pelos professores, para o bom desempenho escolar.

A adoção da coleção de livros da Editora Somos Educação mostra-se mais apropriado que a adoção de apostilas, na medida em que orienta o trabalho do professor, serve de base para a criação de uma aula não “engessada”, permite nos aprofundarmos em cada tema e permite a adoção de atividades que busquem a construção da aprendizagem com foco no estudante, ou seja, que respeita o momento de aprendizagem deste. Clique aqui para ter acesso ao material didático para o ensino fundamental 2


– MATERIAL EXTRA

Os alunos devem trazer o material solicitado pelos professores a cada aula.

Os livros paradidáticos e os materiais de Arte serão solicitados e indicados pelos professores no decorrer do ano letivo.


– IMPRESSÃO

Para impressão na Escola, é preciso enviar o arquivo com antecedência de 24 horas. O e-mail é protocolo@luizrosa.com.br e o preço da impressão é R$ 0,20 por página. Atenção: As impressões não são permitidas durante o horário de aula.


– REQUERIMENTOS

Todas as solicitações e entregas (documentos, atestados, declarações, certificados etc.) devem ser feitas no atendimento da escola, via protocolo.


– RENDIMENTO (Rede Acadêmica)

Os professores digitam, mensalmente de 1 a 10 de cada mês, as faltas e conceitos dos alunos. Além disso, obrigatoriamente, em dois momentos do semestre, são relatadas informações e orientações textuais sobre a vida escolar destes (Rendimentos).

É muito importante que os responsáveis façam este acompanhamento constantemente e, caso tenham dúvidas, contatem a coordenação pedagógica.

Com o cadastro realizado na Rede Acadêmica de nosso Site, os pais e responsáveis poderão, facilmente, ter acesso a todo histórico escolar de seu filho, como “Conceitos Parciais”, “Faltas”, “Rendimentos”, “Boletos” etc., seja ele estudante do Ensino Fundamental ou Ensino Médio+Técnico.

CADASTRAMENTO DE PAIS E RESPONSÁVEIS
Clique aqui para acessar o tutorial no Site da Escola


– EDUCAÇÃO FÍSICA

O aluno com dispensa para a Educação Física deverá trazer Atestado Médico até 15 dias após o início das aulas ou do problema ocorrido, mas deverá participar das aulas realizando relatórios.


– SAÍDAS PEDAGÓGICAS

Atividades, visitas e trabalhos fora da escola são muito importantes porque abrem novas possibilidades de aprendizagem. As saídas pedagógicas acontecem ao longo do ano letivo com objetivos específicos propostos pelos professores. Os responsáveis recebem, antecipadamente, um comunicado informando sobre a saída, valores e a autorização para que o aluno participe.


– REUNIÃO DE PAIS/RESPONSÁVEIS

As reuniões serão marcadas uma em cada semestre, porém caso haja necessidade, os responsáveis poderão agendar horários individualizados para atendimento com a Direção, Coordenação e/ou com a Psicóloga.


– DOENÇAS E MEDICAMENTOS

Os alunos portadores de doenças infectocontagiosas ficam impedidos de frequentar a escola.

A escola não pode fornecer medicamentos para os alunos, exceto fitas curativas (band-aid).

Portanto, quando houver a necessidade do aluno ser medicado, no horário das aulas, o ideal é que os responsáveis venham trazer o medicamento para o aluno ou deverão enviar os medicamentos com as seguintes identificações, nas embalagens: nome do aluno, dosagem e o horário, juntamente, com a receita médica. A entrega dos medicamentos deverá ocorrer, diretamente, no atendimento da escola, via protocolo.

Em caso do aluno sentir-se mal, durante o período de aula, os responsáveis serão comunicados para que sejam tomadas as providências necessárias.


– ATESTADO MÉDICO

Os atestados devem ser entregues em até 5 dias úteis no atendimento da escola, o mesmo não abona falta, apenas a justifica. Exceto em caso de doença infectocontagiosa.


– AVALIAÇÃO SUBSTITUTIVA

A avaliação substitutiva deve ser solicitada via protocolo em até 5 dias úteis após a avaliação perdida. A mesma tem o custo de R$ 20,00 por atividade. Caso o aluno tenha um atestado médico, deferido pela coordenação, não haverá custo, mas o prazo de solicitação é o mesmo.

Equipe Pedagógica – Dez/2020