Independentemente da especialização, o desenvolvedor de sites tem lugar garantido no mercado de trabalho atual e futuro. Porém, como já comentamos, é uma área que precisa estar em constante atualização. Então, estudar e participar de eventos na área como o Dev Summit é fundamental. Estas são as https://tripleten.com.br/blog/o-que-e-desenvolvimento-web-e-como-iniciar-carreira-na-area/ três mais populares linguagens utilizadas em front-end e compõem, juntas, a tríade básica necessária para a criação de um site simples. Ter um diploma de bacharel em ciências da computação ou em sistemas de informação vai lhe dar uma vantagem na hora de buscar emprego com desenvolvimento web.

Essa área é uma das que mais têm crescido nos últimos anos, sendo bastante requisitada por diversas empresas, seja em formato de trabalho contratual ou CLT. Web design é o campo de conhecimento e atuação que tem como objetivo o planejamento e a construção de interfaces interativas, como websites e páginas da internet. Seu foco está em pilares como design gráfico e visual, layout da página, aspectos técnicos e estruturação de conteúdo. Com um grande leque de componentes de interface, web designers podem criar rapidamente aplicações web dinâmicas. Além disso, ele possui um recurso de ligação de dados em duas vias, que permite aos usuários modificar os dados do aplicativo diretamente pela interface de usuário. Esta ferramenta de desenvolvimento web também é ótima para aprender como construir sites, pois permite que você altere cores, fontes e outros elementos da interface.

Anatomia de um documento HTML

A plataforma traz recursos para ajudar os usuários a criar aplicações de maneira consistente e transferir fluxos de trabalho facilmente. Para evitar quedas de serviço, a plataforma também monitora e implementa mudanças na sua aplicação e nas suas configurações. Os desenvolvedores web podem usar o Grunt para implementar guias de estilo de código em toda a base do projeto, garantindo consistência e legibilidade. Graças à sua interface amigável, desenvolvedores https://tripleten.com.br/ e designers de todos os níveis podem usar o Marvel para criar mockups de alta qualidade rapidamente, bem como especificações de design para suas aplicações web. Ele pode ser uma excelente plataforma para expandir suas redes profissionais e construir sua marca pessoal como desenvolvedor web. O serviço oferece ainda várias ferramentas flexíveis de gerenciamento de projetos, para facilitar a adaptação de qualquer equipe, projeto ou fluxo de trabalho.

Entretanto, o Web Design é responsável por definir as telas e fazer com que a aplicação tenha usabilidade, tornando-a simples e intuitiva, ainda na fase de planejamento do site. Já o desenvolvimento web front-end será responsável por transformar esse layout em páginas codificadas, utilizando HTML, CSS e JavaScript, por exemplo. Portanto, o papel da pessoa desenvolvedora web front-end é tratar as informações trazidas do back-end e apresentá-las para quem as utilizam. Também é importante saber que existe a área de Web Design, que pode parecer semelhante ao desenvolvimento web front-end. Caso o site seja dinâmico e acesse um banco de dados, também será necessário a participação de pessoas desenvolvedoras back-end ou full stack, para criar estas funcionalidades. Quando back-end e front-end estiverem prontos, será realizada a integração entre ambas as partes.

O Que Faz um Desenvolvedor Web?

Depois de se familiarizar com a sua especialidade escolhida, o próximo passo é mergulhar nela. Comece ao fazer cursos online e pesquisar por tutoriais para entender como funcionam as linguagens de programação escolhidas. Se você tem interesse em trabalhar como desenvolvedor web (ou desenvolvedora web), agora é o melhor momento para dar uma chance a essa carreira. É também nessa etapa que são definidas as tecnologias que são utilizadas, assim como a sua integração com outras ferramentas, visando uma melhor experiência para os visitantes.