| Ensino Médio + Técnico |

.

A adoção de livros didáticos mostra-se como mais apropriado que a adoção de apostilas, na medida em que orienta o trabalho do professor, serve de base para a criação de uma aula não “engessada” e permite nos aprofundarmos em cada tema atividades que busquem a construção da aprendizagem com foco no estudante, ou seja, que respeite o momento de aprendizagem de cada estudante.

Clique aqui para acessar nossa página de Dowloads  e o Material Didático com edições revisadas para 2022


Nossos objetivos vão além dos resultados de curto prazo dando conta de dimensões da educação que ultrapassam a simples transmissão de conteúdo, incluindo a educação para os valores e para a cidadania.

 


Propõe-se, no nível do Ensino Médio, a formação geral que permita o desenvolvimento da capacidade de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las; a capacidade de aprender, de criar e de formular soluções, ao invés do simples exercício de memorização. São estes os princípios mais gerais que orientam a reformulação curricular do Ensino Médio e que se expressam na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LEI 9394/96). Esta também é a base de nossa Proposta Pedagógica.

| A importância do Ensino Médio |

A adolescência é uma fase de transição, com muitas transformações físicas e psicológicas. A CURIOSIDADE em DESCOBRIR a vida, a busca pela liberdade e, ao mesmo tempo, o medo de CRESCER, além dos comportamentos oscilantes, questionamentos e emoções exacerbadas são características típicas desta FASE.
É um período em que JOVENS estão mudando a forma de ver as coisas, assumindo RESPONSABILIDADES pela própria VIDA e aprendendo a fazer ESCOLHAS sobre esta.


Clique aqui e saiba mais sobre a importância do ensino médio na vida do seu filho.

.

.

  • * Horário de entrada: 07h
  • * Horário de saída: 12h25
  • * Os Intervalos acontecem das 08h40 às 08h55 e das 10h35 às 10h45.
 

IMPORTANTE: Os estudantes deverão estar dentro das salas no horário previsto para o início de cada aula. Caso o aluno se atrase, chegando após o início das aulas, ficará com falta naquela aula, mas terá a permissão para entrar na sala.

Os estudantes saem das aulas às 12h25 e podem ir embora sozinhos. A saída antecipada só acontece quando há avaliação na última aula. Neste caso, se tiverem terminado, podem sair a partir das 12h. Casos específicos, são analisados individualmente.

.


Dúvidas frequentes:
Clique aqui para ler as informações que orientam as rotinas de funcionamento de nosso ensino médio. Sua leitura é muito importante, pois responde à maioria das dúvidas frequentemente apresentadas.


.

Desde sua fundação em 1917, a Escola Prof. Luiz Rosa baseia sua proposta pedagógica na educação técnica profissionalizante, que se constitui em uma modalidade de ensino vocacional com o objetivo de capacitar o aluno com conhecimentos, habilidades e competências em diversas áreas da atividades produtivas, sejam elas na prestação de serviços, comércio, indústria ou mesmo no terceiro setor. Aqui, a educação profissional (técnica) se articula concomitantemente com as disciplinas de educação geral do Ensino Médio, dentro do horário das 7h às 12h25, na busca pela formação integral do aluno e de sua rápida inserção no mercado de trabalho.


No século passado entrar em uma faculdade, preferencialmente pública, era assegurar um futuro promissor e uma carreira profissional de sucesso. A pergunta que fazemos hoje é se isto ainda é verdade, ou se continuará sendo.


Os cursos técnicos de nível médio têm apresentado grande crescimento porque respondem a estas questões, facilitando o acesso ao ensino universitário e assegurando perspectivas reais de empregabilidade. Este jovem, duplamente preparado, escolherá melhor sua trajetória educacional e terá muito mais experiência profissional.

Mais adiante, terá melhores condições de decisão e o ensino superior lhe proporcionará uma visão ampla de conhecimento permitindo sua ascensão profissional.
Para o Rosa, o perfil de saída desses alunos deve privilegiar capacidade de adquirir novos conhecimentos permanentemente e a capacidade para utilizar as diferentes tecnologias relativas às áreas de atuação.


As mudanças no mundo do trabalho aguardarão os jovens concluírem o ensino superior, ou quem já estiver no mercado levará enorme vantagem?


 

| Metodologias Ativas |

O Rosa tem como proposta pedagógica a utilização de Metodologias Ativas, que colocam os estudantes como principais agentes de seu aprendizado.
Sem dúvida, um dos termos mais usados nos últimos tempos dentro da área educacional mas poucos o fazem com conhecimento dos seus fundamentos, da sua história e, sobretudo, da sua aplicação e dos seus resultados.
clique aqui e saiba mais sobre as metodologias utilizadas pelo Rosa.


| A importância do Sistema de Avaliação |

Nossa escola compreende a IMPORTÂNCIA do sistema de avaliação ser considerado um processo, por isso considera que o resultado deste não é só para o ALUNO, mas é formativo, pois possibilita uma nova tomada de decisão do professor e a melhoria na QUALIDADE da aprendizagem.
Clique aqui e saiba mais sobre nosso processo avaliativo.


Saiba mais sobre os cursos técnicos que acompanham o ensino médio no Rosa: