|  Médio + Técnico  |

Propõe-se, no nível do Ensino Médio, a formação geral que permita o desenvolvimento da capacidade de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las; a capacidade de aprender, de criar e de formular soluções, ao invés do simples exercício de memorização. São estes os princípios mais gerais que orientam a reformulação curricular do Ensino Médio e que se expressam na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LEI 9394/96). Esta também é a base de nossa Proposta Pedagógica.
Desde sua fundação em 1917, a Escola Prof. Luiz Rosa baseia sua proposta pedagógica na educação técnica profissionalizante, que se constitui em uma modalidade de ensino vocacional com o objetivo de capacitar o aluno com conhecimentos, habilidades e competências em diversas áreas da atividades produtivas, sejam elas na prestação de serviços, comércio, indústria ou mesmo no terceiro setor. Aqui, a educação profissional (técnica) se articula concomitantemente com as disciplinas de educação geral do Ensino Médio, na busca pela formação integral do aluno e de sua rápida inserção no mercado de trabalho.


No século passado entrar em uma faculdade, preferencialmente pública, era assegurar um futuro promissor e uma carreira profissional de sucesso. A pergunta que fazemos hoje é se isto ainda é verdade, ou se continuará sendo.


Os cursos técnicos de nível médio têm apresentado grande crescimento porque respondem a estas questões, facilitando o acesso ao ensino universitário e assegurando perspectivas reais de empregabilidade. Este jovem, duplamente preparado, escolherá melhor sua carreira educacional e terá muito mais experiência profissional.
O aluno acessa o mercado de trabalho, antes mesmo de ingressar na faculdade e, posteriormente, complementa sua posição profissional escolhendo a graduação mais adequada. Agora com experiência e melhores condições de decisão, o ensino universitário lhe proporcionará uma visão ampla de conhecimento permitindo sua ascensão profissional.

Para o Rosa, o perfil de saída desses alunos deve privilegiar capacidade de adquirir novos conhecimentos permanentemente e a capacidade para utilizar as diferentes tecnologias relativas às áreas de atuação.


| A importância do Ensino Médio |

A adolescência é uma fase de transição, com muitas transformações físicas e psicológicas. A CURIOSIDADE em DESCOBRIR a vida, a busca pela liberdade e, ao mesmo tempo, o medo de CRESCER, além dos comportamentos oscilantes, questionamentos e emoções exacerbadas são características típicas desta FASE.
É um período em que JOVENS estão mudando a forma de ver as coisas, assumindo RESPONSABILIDADES pela própria VIDA e aprendendo a fazer ESCOLHAS sobre esta.
Clique aqui e saiba mais sobre a importância do ensino médio na vida do seu filho.


As mudanças no mundo do trabalho aguardarão os jovens concluírem o ensino superior, ou quem já estiver no mercado levará enorme vantagem?


| Metodologias Ativas |

O Rosa tem como proposta pedagógica a utilização de Metodologias Ativas, que colocam os estudantes como principais agentes de seu aprendizado.
Sem dúvida, um dos termos mais usados nos últimos tempos dentro da área educacional mas poucos o fazem com conhecimento dos seus fundamentos, da sua história e, sobretudo, da sua aplicação e dos seus resultados.
clique aqui e saiba mais sobre as metodologias utilizadas pelo Rosa.


| A importância do Sistema de Avaliação |

Nossa escola compreende a IMPORTÂNCIA do sistema de avaliação ser considerado um processo, por isso considera que o resultado deste não é só para o ALUNO, mas é formativo, pois possibilita uma nova tomada de decisão do professor e a melhoria na QUALIDADE da aprendizagem.
Clique aqui e saiba mais sobre nosso processo avaliativo.


 

Saiba mais sobre os cursos técnicos que acompanham o ensino médio no Rosa:

| Técnico em Informática | Técnico em Publicidade| Técnico em Administração |