| Orientações Gerais |
Ensino Médio+Técnico

As informações aqui contidas orientam sobre o funcionamento da Escola e são fundamentadas na Proposta Pedagógica, no Regimento Escolar e no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. Sua leitura é muito importante, pois responde à maioria das dúvidas frequentemente apresentadas.


– HORÁRIO DE AULA

* Horários da Manhã: Entrada 07h00 | Saída 12h25 – Os Intervalo da manhã acontecem das 08h40 às 08h55 e das 10h35 às 10h45.
IMPORTANTE: Os estudantes deverão estar dentro das salas no horário previsto para o início de cada aula. Caso o aluno se atrase, chegando após o início das aulas, ficará com falta naquela aula, mas terá a permissão para entrar na sala.

Para os intervalos, o aluno tem a liberdade de trazer o lanche ou adquiri-lo na cantina escolar. O serviço da cantina escolar é terceirizado.


– CHEGADAS/SAÍDAS DA ESCOLA

Os estudantes saem das aulas às 12h25 e podem ir embora sozinhos. A saída antecipada só acontece quando há avaliação na última aula. Neste caso, se tiverem terminado, podem sair a partir das 12h. Casos específicos são analisados individualmente.


– CARTÃO DE ACESSO

Para entrar e sair da escola, os alunos devem, obrigatoriamente, usar o cartão de acesso (carteirinha escolar). Caso o aluno venha sem o cartão ele deverá assinar uma ocorrência, porém poderá entrar na escola digitando seu RA. No caso de perda do cartão de acesso, o aluno deve solicitar a 2ª via no atendimento com o custo de R$20,00.


– UNIFORME

O uso do uniforme (camiseta e blusa de frio da Escola) é obrigatório. A calça e a bermuda da escola são opcionais. Pedimos que os uniformes, principalmente, agasalhos, sejam identificados com o nome do aluno para que em caso de perda fique mais fácil a identificação. Para as aulas de Educação Física, os alunos devem utilizar calça/ bermuda adequadas de ginástica a este tipo de atividade ou podem trazer e trocar antes da aula. O uso do tênis é obrigatório.
Caso o estudante venha sem uniforme assinará uma ocorrência.


– LABORATÓRIOS/BIBLIOTECA/SALAS

Os laboratórios de informática, a biblioteca e salas para estudo podem ser utilizados de 2ª a 6ª feira, no período da tarde, no horário das 13h às 16h. Para que os alunos possam utilizá-los a coordenação deve autorizar, portanto eles devem solicitar com antecedência via protocolo no atendimento.

O Rosa tem como proposta pedagógica a utilização de Metodologias Ativas, que colocam os estudantes como principais agentes de seu aprendizado. Para isso, o ideal é que sejam constantemente estimulados e que os professores também estejam disponíveis para lidar com perguntas mais complexas e elaboradas.


– O ROSA PREPARA PARA O ENEM?

Nosso foco não está restrito ao Enem, mas vai além. Preparamos nossos estudantes para fazer uma boa escolha e entrar na faculdade, aproveitar ao máximo o curso escolhido e, ao terminar, ter visão de carreira. Com o suporte de nosso corpo docente e através de um planejamento consistente, o estudante autônomo consegue definir suas metas e escolher melhor sua trajetória educacional.


– O PROCESSO DE RECUPERAÇÃO

A recuperação faz parte de um processo, sendo este contínuo, mas havendo a possibilidade de ser paralelo também, podendo ocorrer em horário diverso das aulas.


– PROIBIDO LEVAR À ESCOLA

É proibido levar qualquer material e/ou objetos que incorrem em riscos aos outros. Em relação ao uso de celular e outros aparelhos eletrônicos, o uso é orientado por cada professor segundo a metodologia utilizada em cada encontro (sala de aula). Caso haja urgência dos responsáveis se comunicarem com os filhos durante o período de aula, solicitamos que o contato seja feito via protocolo pelo telefone: (11) 4806.0051.

A Escola não se responsabiliza pela perda ou dano dos materiais. Cada um deve se responsabilizar pelo que traz e pelo uso adequado deste.


– PATRIMÔNIO

Solicitamos aos estudantes zelar pela conservação do patrimônio da instituição, cooperar na manutenção da higiene nos espaços escolares e comporta-se de forma respeitosa, sem perturbar o processo educativo como, por exemplo, fazendo ruídos excessivos.


– COMUNICAÇÃO COM AS FAMÍLIAS

O Rosa considera a comunicação entre família e escola fundamental. Questões individuais são comunicadas pela coordenação via telefone ou e-mail, dependendo do caso. Estudantes, pais e/ou responsáveis devem acompanhar o rendimento pela rede acadêmica de nosso site (Para saber mais leia o item “Rendimentos” mais abaixo). Os responsáveis dos 1ºs anos têm reuniões marcadas no decorrer dos dois primeiros semestres. Além disso, tanto a família como a escola, em qualquer semestre, podem solicitar encontros individuais com a coordenação quando considerar necessário.


MATERIAL ESCOLAR E DIDÁTICO

Os alunos deverão organizar e trazer diariamente o material, de acordo com as aulas do dia e com o que for solicitado pelos professores, para o bom desempenho escolar.

A adoção da coleção de livros da Editora Somos Educação mostra-se mais apropriado que a adoção de apostilas, na medida em que orienta o trabalho do professor, serve de base para a criação de uma aula não “engessada”, permite nos aprofundarmos em cada tema e permite a adoção de atividades que busquem a construção da aprendizagem com foco no estudante, ou seja, que respeita o momento de aprendizagem deste. Clique aqui para ter acesso ao material didático para o ensino médio+técnico.


– MATERIAL EXTRA

Os alunos devem trazer o material solicitado pelos professores a cada aula.

Os livros paradidáticos e os materiais de Arte serão solicitados e indicados pelos professores no decorrer do ano letivo.


– IMPRESSÃO

Para impressão na Escola, é preciso enviar o arquivo com antecedência de 24 horas. O e-mail é protocolo@luizrosa.com.br e o preço da impressão é R$ 0,20 por página. Atenção: As impressões não são permitidas durante o horário de aula.


– REQUERIMENTOS

Todas as solicitações e entregas (documentos, atestados, declarações, certificados etc.) devem ser feitas no atendimento da escola, via protocolo.


– RENDIMENTO (Rede Acadêmica)

Os professores digitam, mensalmente de 1 a 10 de cada mês, as faltas e conceitos dos alunos. Além disso, obrigatoriamente, em dois momentos do semestre, são relatadas informações e orientações textuais sobre a vida escolar destes (Rendimentos).

É muito importante que os responsáveis façam este acompanhamento constantemente e, caso tenham dúvidas, contatem a coordenação pedagógica.

Com o cadastro realizado na Rede Acadêmica de nosso Site, os pais e responsáveis poderão, facilmente, ter acesso a todo histórico escolar de seu filho, como “Conceitos Parciais”, “Faltas”, “Rendimentos”, “Boletos” etc., seja ele estudante do Ensino Fundamental ou Ensino Médio+Técnico.

CADASTRAMENTO DE PAIS E RESPONSÁVEIS
Clique aqui para acessar o tutorial no Site da Escola 


– EDUCAÇÃO FÍSICA

O aluno com dispensa para a Educação Física deverá trazer Atestado Médico até 15 dias após o início das aulas ou do problema ocorrido, mas deverá participar das aulas realizando relatórios.


– SAÍDAS PEDAGÓGICAS

Atividades, visitas e trabalhos fora da escola são muito importantes porque abrem novas possibilidades de aprendizagem. As saídas pedagógicas acontecem ao longo do ano letivo com objetivos específicos propostos pelos professores. Os responsáveis recebem, antecipadamente, um comunicado informando sobre a saída, valores e a autorização para que o aluno participe.


– REUNIÃO DE PAIS/RESPONSÁVEIS

As reuniões serão marcadas uma em cada semestre, durante o primeiro ano, porém caso haja necessidade, em todos os semestres, os responsáveis poderão agendar horários individualizados para atendimento com a Direção, Coordenação e/ou com a Psicóloga.


– DOENÇAS E MEDICAMENTOS

Os alunos portadores de doenças infectocontagiosas ficam impedidos de frequentar a escola.

A escola não pode fornecer medicamentos para os alunos, exceto fitas curativas (band-aid).

Portanto, quando houver a necessidade do aluno ser medicado, no horário das aulas, o ideal é que os responsáveis venham trazer o medicamento para o aluno ou deverão enviar os medicamentos com as seguintes identificações, nas embalagens: nome do aluno, dosagem e o horário, juntamente, com a receita médica. A entrega dos medicamentos deverá ocorrer, diretamente, no atendimento da escola, via protocolo.

Em caso do aluno sentir-se mal, durante o período de aula, os responsáveis serão comunicados para que sejam tomadas as providências necessárias.


– ATESTADO MÉDICO

Os atestados devem ser entregues em até 5 dias úteis no atendimento da escola, o mesmo não abona falta, apenas a justifica. Exceto em caso de doença infectocontagiosa.


– AVALIAÇÃO SUBSTITUTIVA

A avaliação substitutiva deve ser solicitada via protocolo em até 5 dias úteis após a avaliação perdida. A mesma tem o custo de R$ 20,00 por atividade. Caso o aluno tenha um atestado médico, deferido pela coordenação, não haverá custo, mas o prazo de solicitação é o mesmo.

Equipe Pedagógica – Dez/2020