|  Programa de Orientação Profissional  |

.

Para os adolescentes, o momento da escolha profissional é extremamente importante e, muitas vezes, seguido de preocupações e angustias. Prova disso, são os dados do Censo de Educação Superior, do ano de 2017, revelam que, naquele ano, houve 3.632.373  matrículas, 1.243.670 ingressos e apenas 522.928 concluintes. Outro percentual que poderíamos acrescentar a esses dados seria daqueles que já concluíram sua formação, mas não pretendem exercer a profissão.

O Programa de Orientação Profissional, oferecido aos nossos estudantes do 3º ano do Ensino Médio+Técnico, conduzido pelo Departamento de Orientação Educacional do Rosa tem como objetivo promover um maior conhecimento do jovem sobre si mesmo, permitindo a construção de um planejamento de futuro, de forma consciente, segura e eficaz.

Através da reflexão, do autoconhecimento e da identificação de suas potencialidades o jovem se sente mais capaz de realizar suas escolhas profissionais amparado pela compreensão da sua realidade de vida, seus aspectos pessoais, familiares e sociais.

O Programa propõe, ainda, aprofundar a pesquisa sobre as profissões mais escolhidas pelos jovens trabalhando a percepção das qualidades pessoais, ampliando o conhecimento das diversas profissões existentes e alinhado tudo isso com seus anseios, aspirações, modo de ser e às possibilidades que a realidade profissional oferece.

Objetivos específicos do Programa:
• Trabalhar a percepção e o entendimento das qualidades pessoais e possibilidades profissionais.
• Ampliar o conhecimento das diversas profissões existentes.
• Aprofundar a pesquisa sobre as profissões escolhidas pelos alunos.


| ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL 2020 |

Mantendo os mesmos objetivos e a mesma qualidade, este ano o programa migra para um novo formato, on-line. Afinal, a Pandemia e o isolamento passarão, e a vida de nossos jovens continuará.
O Programa de Orientação Profissional 2020 (POP) iniciará no dia 29 de Junho, com encontros semanais, conduzidos pela Psicóloga Valquíria Basso Munhós, responsável pelo Departamento de Orientação Educacional do Rosa. Gradativamente, os estudantes serão orientados no seu processo de escolha a partir de suas habilidades, interesses, de seu projeto pessoal e de suas condições de vida.
A principal tarefa do POP é permitir ao adolescente realizar uma escolha amparada na compreensão da sua realidade de vida, seus aspectos pessoais, familiares e sociais.

.