| Café Filosófico |


Para o Rosa, a educação precisa prover a base necessária para que os estudantes desenvolvam habilidades e comportamentos que serão úteis nas suas rotinas pessoais e profissionais, colaborando assim com o desenvolvimento da sua cidadania.


Foi-se o tempo em que o professor derramava seu conhecimento em aulas puramente expositivas para alunos cujo único papel era manterem-se como ouvintes passivos e livres de reflexões mais profundas. A pluralidade de material encontrado na internet, a quantidade exponencial de informações disponíveis sobre um mesmo assunto e, sobretudo, o modelo mental das novas gerações que exigem um papel protagonista em seu próprio desenvolvimento mostram que, cada vez mais, o papel do professor no processo de aprendizagem é ser um facilitador, estimulando os estudantes para que atinjam e, se possível, superem os objetivos propostos.

A proposta do Café Filosófico, como Metodologia Ativa, é possibilitar a reflexão, o debate e o questionamento, permitindo ao estudante posicionar-se sobre diferentes temas. Habilidades importantes que devem ser estimuladas nos estudantes a todo momento.
Aqui, o papel do professor é o de curador, agindo como um mediador cultural entre os estudantes, organizadores dos eventos, e os demais atores envolvidos em cada encontro, já que o Café Filosófico também propõe aos estudantes o trabalho em equipe e a realização de todo o evento, possibilitando a iniciativa, pró-atividade e a visão empreendedora.

A participação de profissionais, pensadores e outras personalidades da vida regional permite discussões riquíssimas que possibilitam a organização de ideias por parte do estudante e estimulam a pesquisa por novos referenciais, ampliando o conhecimento e, como consequência, o poder de reflexão e a capacidade de argumentação. Já no ensino fundamental esta Metodologia Ativa, relacionada à sala de aula invertida, ajuda na ordenação do pensamento e principalmente no desenvolvimento da linguagem oral.

Nos encontros, o conhecimento dos estudantes é valorizado e eles percebem o quanto suas experiências e conhecimentos prévios também são importantes para a construção do conhecimento do grupo, entendendo que um debate não é a imposição de ideias, mas sim a troca de posicionamentos e argumentos.

Como resultado, o Café Filosófico aproxima estudantes e professores ampliando suas visões de mundo e o conhecimento uns dos outros. Não é o professor quem “dá a aula”. A “aula’ passa a ser uma construção coletiva que resulta em conhecimento.
Para a nossa escola, esse é um processo importante na formação de crianças e adolescentes que favorece uma postura mais interativa e participativa.


Edição: 04/11/2021
| Pobreza Mestrual |

 

.

Os estudantes do 1° ano do Ensino Médio e Técnico, em colaboração com o projeto @absorvejundiaí, estão realizando uma campanha interna, na Escola Professor Luiz Rosa, para arrecadação de absorventes entre os estudantes e funcionários do colégio.

.

A campanha que se estende até o dia 10 de dezembro, tem como objetivo desenraizar o tabu imposto sobre menstruação e dar ênfase à pobreza menstrual, problema que ocorre pela falta de acesso a itens básicos de higiene, que foi exatamente um dos temas do Café Filosófico desta Turma do 1º ano. Podem ser doados todos os tipos de absorventes (descartáveis, de pano ou calcinha) desde que estes estejam em pacotes fechados.

(conteúdo produzido pelos alunos do Curso Médio+Técnico )

.

Parabéns estudantes pela importante iniciativa!
Saiba mais acessando http://www.luizrosa.com.br/por-que-o-rosa/

‍No Rosa você é muito mais que um número, senha ou documento

.

#EnsinoFundamental2 #EnsinoMedioTecnico #jundiaisp #publicidade #informatica #adiministracao #ensinotecnico #ensinomedio #administracao #marketing #redes #lgpd #dados #web #digital #persona #sus #saude #mulher #pobrezamenstrual

 


Edição: 21/06/2021
| Vacinação |

O Fim do Semestre já está aí e para encerrar nada melhor do que mais um Café Filosófico. Desta vez com o tema VACINAÇÃO.

Clique e reveja o evento completo pelo nosso canal no YouTube

O evento aconteceu no dia 21 de junho, das 8h às 11h, e foi transmitido ao vivo pelo nosso canal no YouTube com a participação especial do atual gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde e ex aluno do Rosa, Tiago Texera, e especialistas que esclareceram o mecanismo de atuação de cada vacina que faz parte do plano de imunização nacional no combate ao Coronavírus.
Esse encontro contemplou diversos questionamentos sobre a Covid-19 bem como a estratégia de imunização em massa como recursos de controle em situação de pandemia.

 


Edição: 09/06/2021
| Movimentos Antirracistas |

Nesta VIII edição do Café Filosófico o assunto foi os “Movimentos Antirracistas”, tema bastante debatido nas mídias em função dos casos George Floyd (Minneapolis – EUA), João Alberto (Carrefour de Porto Alegre – BR), Miguel (Recife – BR) e que, de alguma maneira, suscitaram a necessidade da discussão do racismo estrutural fortalecendo a luta antirracista de movimentos já existentes e possibilitando o surgimento de novas organizações em busca da equidade de direitos.

Clique aqui para ver ou rever o evento direto de nosso canal no YouTube.


#EnsinoFundamental2 #EnsinoMedioTecnico
#jundiaisp #zoom #online
#publicidade #informatica #adiministracao #ensinotecnico #ensinomedio #cafefilosofico